O Super Mario (ou somente Mario para os mais chegados) é um encanador,
tem um jeitão de italiano, um irmão que é praticamente a sua cara e
passa a vida resgatando a princesa Peach das garras do terrível Bowser.
Bem, essa é a biografia básica de um dos personagens mais famosos da
história dos video games, entretanto, você conhece algum outro detalhe?
Você sabia, por exemplo, que ele já foi brinde de uma rede de
lanchonetes mundial ou, então, que ele tinha um nome completamente
diferente?
Pois é, há muito mais sobre o Super Mario e os seus games do que você
pode imaginar! Conheça agora alguns segredos e curiosidades deste
paciente e corajoso encanador!
1. Um mero coadjuvante
Muita gente não sabe, mas a primeira aparição de Mario foi em outro
game de Shigeru Miyamoto: Donkey Kong, um arcade lançado em 1981 e que
era, segundo o desenvolvedor, uma mistura de “Popeye” e “King Kong”.
2. Mario ou Jumpman?
Além de começar em outro jogo, Mario também não tinha esse nome. Isso
mesmo, a alcunha de batismo do personagem é, na verdade, Jumpman. O nome
Mario surgiu somente depois, quando o game foi levado para os Estados
Unidos. A escolha foi feita como uma “homenagem” ao dono do depósito que
a Nintendo alugava em Redmond, chamado Mario Segale.
3. Um profissional completo: de carpinteiro a encanador!
Se o nome era outro, a profissão do personagem também era diferente.
Isso porque Jumpman foi apresentado como um carpinteiro, não como
encanador. E depois, ele ainda mandou ver em várias outras profissões ao longo da sua versátil carreira nos games.
4. Por que ele tem bigode?
Como na época da criação de Mario o poderio gráfico das máquinas e
consoles era bastante limitado, Miyamoto teve que pensar em uma maneira
de criar o personagem. Por isso, para simplificar o bonequinho, o
japonês o desenhou com um grande boné e um vistoso bigodão.
5. Toad, seu mal educado!
O Toad é um dos coadjuvantes mais importantes da série, sempre
tentando ajudar na busca pela princesa. Entretanto, no Super Mario
Bros., o pequeno cabeça de cogumelo parece estar fazendo um gesto nada
educado para os gamers. O que é isso Toad?
6. Super Mario no Big Mac
Com o sucesso do game Super Mario Bros. 3, a gigantesca rede de
lanchonetes McDonald’s lançou uma promoção na qual os gulosos poderiam
ganhar de brinde pequenas miniaturas dos personagens do jogo.
7. Mario não é um “cabeça-dura”!
Ao contrário do que todo mundo pensa, Mario não quebra tijolos e bônus
com a cabeça. Se você olhar com calma, pode perceber que o personagem
pula com uma das mãos para cima, dando um soco na direção dos itens (em
vez de rachar a cuca).
8. O Super Mario 3 americano é mais fácil?
Há vários indícios de que houve algumas mudanças para tornar o game
mais fácil em sua versão americana. Entre eles, o fato de que, em
algumas salas que possuem aquele teto com espinhos, a porta fica no
canto em vez de estar posicionada entre as armadilhas — o que acontece
na versão original japonesa.
Além disso, no lançamento original, se o jogador sofre algum dano dos
inimigos quando transformado, ele volta à sua versão “pequena”. Já na
americana, você somente perde o “superpoder”, mas continua com o Mario
“grande”.
9. Um final mais descontraído
Se houve mudanças no gameplay quando o Super Mario Bros. 3 foi trazido
para os Estados Unidos, o final também foi alterado. Na versão
japonesa, Peach diz: “Obrigado! Finalmente a paz retornou para o Mundo
dos Cogumelos. Fim!”.
Já na americana, a princesa é mais ousada e faz uma piada com as
aventuras do Mario durante o game. Ela diz: “Obrigado, mas a nossa
princesa está em outro castelo... Brincadeira Ha Ha! Bye Bye”.
10. Arbustos e nuvens são iguais
Se você reparar bem nos gráficos de Super Mario, é possível reparar
que a Nintendo “economizou” em alguns traços do game. Preste atenção nos
arbustos e nuvens, por exemplo: o desenho é o mesmo, somente as cores é
que são diferentes. Até mesmo nos jogos mais novos e no Mario Kart isso é perceptível.
11. O Bowser não sabe atirar
As bolas de fogo dos chefões em Super Mario Bros. são atiradas “invertidas”, com o rastro indo na frente do projétil.
12. Sempre há uma “manha” para você ganhar vidas
Desde o primeiro Super Mario Bros., há sempre um “jeitinho” para se
ganhar um bom número de vidas. Neste primeiro game, por exemplo, você
podia encurralar um casco no final de uma fase e a cada pancada ganhar
uma nova vida.
No Super Mario Bros. 3, já na primeira fase, é possível ficar
“quicando” sobre os cascos até chegar ao número máximo de vidas. No
Super Mario World, várias maneiras estão disponíveis, muitas
extremamente fáceis.
13. Bagunça de gêneros
Em vários games do Super Mario, há personagens que contam com gêneros
confusos. Vivian, em Paper Mario: The Thousand-Year Door, apesar do
nome, é um garoto. Já Birdo, um inimigo que surgiu em Super Mario Bros. 2
é, pelo menos de acordo com o manual do game, um garoto que pensa ser
uma fêmea – e que prefere ser chamado de Birdetta.
Curiosamente, após este jogo, o personagem continua aparecendo, mas sem que seja citado se ele é masculino ou feminino.
14. "The Minus World"
No Super Mario Bros., após atravessar uma parede sólida no fim do
mundo “1-2”, é possível viajar para o mundo “– 1” (isso mesmo, “menos”
um), conhecido como “Minus World” ou “World Negative One”.
15. O filme foi um fracasso
Apesar de este fato ser conhecido por praticamente todo mundo, ele não
poderia faltar nesta lista. O personagem bigodudo chegou às telonas em
1993 e, apesar do grande apelo comercial, o filme foi um fracasso de
crítica, renda e público.
16. Você já ouviu falar de Doki Doki Panic?
Super Mario Bros. 2 conta com um "irmão" bem parecido no Japão.
Chamado de Doki Doki Panic, o game era praticamente o mesmo jogo do
encanador, com a diferença que os personagens principais eram alguns
bonequinhos árabes: Papa, Lina, Imajin e Mama.
17. Mate os canhões de fogo e a “Orb” em Super Mario Bros. 3
Eles sempre foram considerados inimigos invencíveis, entretanto, é
possível matar os canhões dos barcos-pirata e também as “Orbs” dos
castelos. Para isso, dentro do game, basta lançar mão de um dos recursos
do bigodudo:
18. Atravessando paredes em Super Mario Bros.
Alguns viciados conseguiram identificar ao longo de suas partidas
vários truques fáceis de serem utilizados no Super Mario Bros., como
usar o meio de um cano como trampolim ou mesmo atravessar paredes. Clicando aqui você é capaz de visualizar vários GIFs com alguns exemplos.
19. Link é um easter egg em Super Mario RPG
Aproveitando que as duas franquias são da empresa, a Nintendo colocou
discretamente uma participação especial de Link, o herói de Zelda, em um dormitório do Super Mario RPG.
20. Super Mario Bros. 3 tem várias fases secretas
Quando a Nintendo finalizou a produção de Super Mario Bros. 3, várias
fases foram excluídas da versão final do jogo. Apesar disso, a empresa
lançou o game com todos estes níveis “escondidos” dentro do cartucho.
Desta forma, quem tinha um Game Genie era capaz de aplicar um código e acessar este mundo alternativo.
21. Bem vindo ao Japão
Também no Super Mario Bros. 3, se você olhar com calma, é possível enxergar, em algumas ilhas, a reprodução do mapa do Japão.
22. Quem é o rei da Nintendo?
Ao
terminar o terceiro mundo de Super Mario Bros. 3, o jogador tem a
oportunidade de conhecer o chefão da família real. Bem, pela imagem, é
possível perceber quem é o rei, pelo menos pela visão da Nintendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário