terça-feira, 18 de setembro de 2012

SUPER MARIO GALAXY 2

Por RANIERY
Há algum tempo, Shigeru Miyamoto disse que não gostaria que SMG2 tivesse uma história tão complexa quanto seu antecessor, e como palavra de rei é lei, é com a seguinte premissa que a nova aventura do encanador se inicia:
"Para Mario,
Não quer ver as estrelas cadentes enquanto come bolo? Estarei esperando no castelo.
Peach
".

A cada cem anos, uma chuva de estrelas cadentes cai no Reino dos Cogumelos, e esse é o motivo do convite da princesa. Mas Mario, a caminho do castelo, encontra uma pequena e estranha luz no chão, que para surpresa do bigodudo, trata-se de um bebê da raça das estrelinhas já conhecidas de sua última jornada pela galáxia, as Lumas. E assim Mario conhece Baby Tico, seu mais novo companheiro, que se junta a ele no caminho para o castelo.
É aí que surge Bowser. Como não poderia deixar de ser, o rei dos koopas logo dá as caras para estragar a festa, mais uma vez raptar a princesa e tentar conquistar a galáxia. E podemos observar pelas imagens que, assim como em Bowser’s Inside Story para Nintendo DS, Bowser em algum momento do jogo tomará proporções titânicas. Será que poderemos novamente dar um passeio pelas entranhas do lagartão?
De qualquer maneira, o fato é que a história realmente não parece ser das mais complexas, mas ainda sim promete conquistar a todos com seu charme e seus personagens carismáticos, marca registrada de todos os jogos que contam com o mascote da Big N. Ok, talvez para Bowser e as centenas de milhares de Goombas e Koopas pisoteadas durante todos esses anos, Mario não seja tão carismático assim...
Agora que já sabemos sobre o enredo, e a jogabilidade? Quais são as novidades?

Bem, para começar, temos o novo mascote: Tico. Personagem que também será jogável e que acompanhará Mario nessa nova aventura, podendo chegar a lugares inacessíveis para o encanador e ajudando-o nos embates contra os inimigos e chefes.

Além disso, Tico poderá ser controlado por um segundo jogador, de forma semelhante ao controle do Star-Point em Super Mario Galaxy, dispensando o Nunchuck. Contudo, segundo Miyamoto, dessa vez o outro jogador deixará de ser um mero espectador que interage mas não influencia no andamento do jogo, tendo um papel mais importante e mais complexo na jogabilidade que proporcionará um envolvimento muito maior.
E por falar em Star-Point, outra grande novidade de SMG2 é a introdução do simpático dinossauro Yoshi. Um dos aspectos da jogabilidade de Mario quando montado em seu fiel amigo será o controle de sua gigantesca língua. Apontando com o cursor do Wii Remote, será possível agarrar inimigos, engoli-los e cuspi-los na direção que desejar. Essa habilidade também será necessária para conseguir chegar a áreas inacessíveis de outro modo, e tudo isso de forma muito parecida com os controles do Star-Point.

Como se essa super língua já não fosse uma arma suficientemente poderosa, pela primeira vez Yoshi deixará de apenas assistir a Mario com seus Power Ups e também terá alguns:
Dash Yoshi
Permitirá que Yoshi corra a grandes velocidades, podendo correr até mesmo sobre a água.
Light Yoshi
O primeiro Power Up ao qual terá acesso, iluminando áreas escuras, revelando caminhos escondidos e afastando Boos.
Balloon Yoshi
Yoshi se transforma em algo semelhante a um balão de gás, voando na direção oposta a que estiver soltando ar. Pela boca, hein!
Quer dizer então que é a vez de Mario ficar chupando dedo enquanto vê seu amigo ganhar novos poderes?

Nada disso. Fora os Power Ups já conhecidos das aventuras de outrora, o encanador contará com diversas novidades:
Cloud Mario
Além da roupa super fashion, Mario ganhará o poder de criar nuvens para serem usadas como plataforma, e para isso, basta apontar o Wi Remote para o lugar desejado na tela. Será que isso significa que além da sensação de gravidade que experimentamos em Super Mario Galaxy, dessa vez teremos também a sensação vertiginosa de altitudes extremas?
Boulder Mario
Depois de se frustrar com uma fase difícil, quem nunca quis passar um rolo compressor sobre ela e ir direito pro final? Em teoria isso será possível com esse novo Power Up. Basta sacudir o Wii Remote para que Mario se transforme em uma enorme pedra e esmague tudo que estiver em seu caminho. O único problema é que depois de começar a rolar, ele não vai mais parar até bater em algo. Ou cair em um buraco negro e perder uma vida. Ou cair em vários buracos negros e perder várias vidas.
Parafuso
Quem precisa de canos quando você pode atravessar os planetas de um lado para o outro, cavando o próprio caminho? Com essa nova ferramenta, Mario poderá atravessar os planetas rapidamente, além de ser essencial para acertar o ponto fraco de alguns chefes. Só lembre-se de tomar cuidado para não acabar cavando a própria cova.
Por fim, já sabemos que Super Mario Galaxy 2 nasceu da vontade da equipe de desenvolvimento e do mestre Miyamoto de aprimorar a primeira aventura, portanto as influências são evidentes e óbvias. Mas o último jogo a estrelar o italiano foi New Super Mario Bros.Wii, certo?

Pois então, a pergunta é: quais elementos introduzidos em New Super Mario Bros.Wii vão estar presentes em SMG2?

Impossível não citar a ausência de um Hub World, o mundo central de onde se tem acesso aos diferentes mundos do jogo. Sai de cena o Observatório para a entrada de um mapa-múndi ao estilo dos encontrados nos antigos jogos do bigodudo, e mais recentemente em NSMB.Wii. Vale ressaltar que é a primeira vez que isso acontece em um jogo totalmente 3D de Mario.
E quanto ao Super Guide, a ajudinha que NSMB.Wii disponibilizava para os jogadores com dificuldade?

Afinal, se cedo ou tarde qualquer um pode ter problemas em passar de determinadas partes do jogo ou não saber o que fazer para prosseguir, então por que não poupar o trabalho e a chateação de interromper a jogatina a procura de detonados, disponibilizando um guia no próprio jogo, feito pela empresa que o desenvolveu?

Tendo em vista que, como já foi dito por Miyamoto, as coisas estarão bem mais difíceis do que no jogo anterior, o Super Guide faz-se necessário e vai estar presente em SMG2.

No entanto, ao contrário de NSMB.Wii, isso não será incluído em todas as fases,  apenas em áreas específicas e somente para obter as  70  primeiras estrelas necessárias para finalizar o jogo. Ou seja, uma ajudinha para os jogadores casuais, mas sem entregar o ouro, ou melhor, as moedas para os hardcores.
Por enquanto é isso. Mas fique ligado! Mais novidades da próxima grande aventura galáctica do encanador (e explorador espacial nas horas vagas) podem aparecer por aqui no "MUNDO DO MARIO BROS" a qualquer momento!
FLW GENTE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário